Monday, October 12, 2009

Culturas...


Ontem nos aventuramos na nossa segunda festinha infantil desde que tivemos o Thomas. Festinhas bem diferentes essas, vou te dizer. Costumes são coisas bem complicadas, não é mesmo?

Pois fomos nós, todos bonitinhos e cheirosos, para o Brooklyn para a festinha de 1 ano do filho de um amigo grego-americano e uma amiga espanhola. Eles são uns amores e os eventos que preparam sempre super bem elaborados. Moram numa casa linda em Prospect Heights e são gente de verdade, de coração bom, sem muita frescura de se preocupar com imagem e esquecer dos sentimentos, sabe como? Chegamos lá por volta das 2 da tarde e fomos uns dois primeiros convidados a dar o ar da graça. Horário ingrato para os adultos (não dá pra saber se vai ter comida ou não, se é pra comer antes de ir e tal. Nós, como bons brasileiros que somos, almoçamos tarde nos fins de semana e fomos sem almoçar). Não conhecíamos ninguém além dos anfitriões e aos poucos fomos nos enturmando com os outros convidados (quase todos tinham alguma herança estrangeira, o que sempre ajuda). Thomas foi logo se empolgando com aquele mundo de brinquedos novos e ficou feliz da vida no cercadinho que estava montado no quintal.

Mas vamos as diferenças:
- O parabéns, que foi cantado em 3 línguas, aconteceu logo no início da festa (e sempre sem palmas);
- O bolo foi comido logo em seguida. Tinha uma mesa com uns "belisquetes" salgados, que só vieram a ser comidos depois do bolo;
- As lembrancinhas também foram distribuídas no começo da festa;
- A festa foi muito rápida, acho que fomos embora as 4 horas;
- O aniversariantes tinha um bolinho pequeno só para ele, coisa bem típica aqui nos EUA, já que ao completar 1 ano de idade o bebê come açúcar pela primeira vez;

Não quero parecer que estou falando todas essas coisas em tom de crítica. Simplesmente é diferente e a gente estranha. Eu provavelmente quando der a festinha do Thomas de 1 ano em janeiro, vou quebrar um monte de regra. Mas acho que NYC é isso mesmo, um lugar onde tudo é permitido.

3 comments:

Paty said...

Provavelmente alguem vai escrever um post dizendo que as nossas festas sao estranhas!!!! mas acho isto super valido, troca de culturas... beijos!

Fernanda said...

Juju, mesmo pra uma festinha americana, acho que essa foi meio "unusual". Jah fui em muita festinha por aquie fora o fato deles terem horario de comecar e acabar (que geralmente dura mais ou menos umas duas. Huh?) e os cupcakes, essa historia de lembrancinha antes e salgadinho depois do bolo tah meio estranha sim.
O cantar parabens em tres linguas acho super normal (tambem cantamos em portugues e ingles por causa dos amiguinhos do Andre na maioria, serem americanos), com certeza eh coisa de NY que eh uma verdadeira mistura de gente de todos os cantos.
Mas tao legal que nos estamos expondo isso para eles, nao acha? Ensinando a respeitar a diferenca!
beijos

Isabella said...

Ei Ju,de vez em quando dou uma passada aqui pelo seu blog.Acho uma delicia saber das descobertas com seu filho, um pouco mais sobre NY e suas experiencias por ai. Estou morando em Londres e lendo esse post sobre festinhas infantis nao pude deixar de dar a minha contribuicao sobre como sao as festinhas do lado de ca.
-se a festa comeca as 15:00,os pais chegam no local as 14:45 e ficam na porta esperando abrir a porta pra festa comecar (pontualidade britanica mesmo)
- nao tem comida para os adultos
-nao tem mesa de doces e salgados. E muito comum as criancas receberem pacotinhos fechados com um suco,um sanduiche natural e uma fruta.coitados! isso nao e comida de aniversario,vamos combinar,que coisa mais sem graca.
-as lembrancinhas,que ai sim tem um pouco mais de graca,(balinhas,e guloseimas) sao contadas,com o nome de cada crianca.ou seja se voce resolve levar um amiguinho ele vai ficar sem.
-festao com esbanjacao e over!(muita comida,muita gente) os ingleses nao gostam, acham feio.
-Muito comum as festinhas acontecerem nos saloes das igrejas
- os convidados ficam no maximo 2 horas na festa e pronto,todo mundo pra casa.
E ai? O que achou? Bem diferente dai? Diferente da nossa com certeza,rs.Bjos pra voce!