Wednesday, November 05, 2008

Yes we can



Me lembro como se fosse ontem. Ha quatro anos atras, quando eu ainda morava em San Francisco, o Bush foi reeleito e o clima era de depressao total. As pessoas estavam indignadas com os resultados e ate roupas pretas usavam para demosntrar seu descontentamento com a escolha feita pelo resto do pais.

Ontem foi diferente. Saimos do trabalho cedo, la pelas 6h e fomos para um bar assistir a contagem dos votos. O clima era tenso. Depois da surpresa de 2004, acreditavamos que tudo era possivel. O bar estava lotado, varias televisoes ligadas em canais diversos e os nova-iorquinos nao desgrudavam seus olhos das telas. De la fomos jantar na casa de uns amigos. A cada 30 minutos eles divulgavam os resultados das pesquisas de boca de urna de determinados estados. A gente se enchia de esperanca com cada estado que ficava azul (cor dos democratas) no mapa dos EUA. E quando deu 23h foi anunciado: Barack Obama será o próximo presidente dos Estados Unidos. Clima de festa total. Existe uma luz no fim do tunel. O discurso do Obama foi espetacular (o do McCain tambem foi muito bom e humilde). Simples, direto, emocionante. A expressao na cara das pessoas era inspiradora. Nunca se votou tanto nos Estados Unidos. Nunca uma eleicao envolveu tantas pessoas jovens. Um momento historico. No final do discurso duas familias entraram no palco de maos dadas: uma negra, do Obama, e uma branca, do Biden. Para um pais racista como este, que revolucao. De encher os olhos de lagrimas.

Fomos para casa felizes, andando pelas ruas do West Village em clima de festa. Os carros buzinavam comemorando, estranhos se abracavam e os gritos de "O-ba-ma, O-ba-ma" ecoavam pela cidade. Uma grande noite. Estamos felizes por poder participar de um momento como este.

No comments: