Friday, July 03, 2009

San Fran -- not for turists


Minha querida amiga Robertinha está indo passar o feriado em San Francisco, cidade do meu coração. Como já fui residente da cidade, preparei uma listinha para ela das minhas coisas prediletas de lá. E resolvi colocar aqui também, caso alguém um dia visite SanFran e queira fazer uma programação menos turística.

Excelente site para ter noção da geografia de San Francisco. Note que ele dá dicas de bares, restaurantes e o que fazer em cada um dos bairros.
http://www.sfgate.com/neighborhoods/

Minha principal dica para San Francisco é: caminhe. É uma cidade segura, apesar da quantidade imensa de mendigos nas ruas. Outra boa opção são os ônibus. Eles cobrem quase a cidade toda e seguem uma tabelinha de horários que nunca falha. Compre o passe de acesso liberado para um dia, uma semana ou um mês. Economicamente falando faz sentido. Me lembro que existia um ponto de venda em frente a Forever 21, perto da Union Square. O mesmo ticket vale para cable cars e metrô (que não chega nem aos pés do de NYC, mas te leva até o aeroporto).

Nessa minha lista vou pular todas as atrações turísticas de guia. Vou me ater aos lugares que gostaria de ir se voltasse a SF de novo. Os lugares que não conheceria se não tivesse morado lá. Não deixe de visitar os pontos turísticos de guia, todos são lindos e valem a pena.

Palace of Fine Arts
Nob Hill
Grace Cathedral
Golden Gate Park
Japanese Tea Garden
Alamo Square "6 Sisters"
Conservatory of Flowers
Wine Country

Morei em Russian Hill, um bairro super charmoso e cheio de ladeiras que fica acima de Chinatown e Little Italy, bem pertinho da famosa Lombard Street (“the crookiest street in the world”). Se você estiver no topo de algum dos “hills”, você consegue ter uma vista privilegiada da Golden Gate Bridge.

Comece o passeio na Union Square (tão comercial quanto a de NYC. O centrinho comercial da cidade. Lá estão as grandes lojas como Forever 21, Macy’s – com uma Cheesecake Factory gigante bem grande no topo, Neiman Marcus, Urban Outfitters, DSW Shoes…). Lá existem também shopping malls bem grandes, se as lojas de rua não te satisfazerem. Ande até a Market Street e já, já você avistará os prédios. De lá você pode pegar o cable car para chegar até Russian Hill.

O que fazer em Russian Hill

Poke Street – Almoce ou faça um lanchinho na minha predileta Le Boulange de Polk. Uma típica padaria francesa, com todas as deliciosidades que você tem direito. Com mesinhas na calçada, é o local perfeito para repor as energies depois de muita caminhada.

Le Bolange de Polk
2310 Polk Street San Francisco, CA 94115
(415) 345-1107

hours: Sunday through Monday 7:00am-7:00pm

Na esquina da Hyde Street com a Union Street tem uma sorveteria maravilhosa super antiga que se chama Swensens.

Swensens Ice Cream
1999 Hyde St
San Francisco, CA 94109-2040
(415) 775-6818

Eu caminharia da Lombard Street até Fisherman’s Wharf. É só descer a ladeira, com a bela vista da Golden Gate Bridge ao fundo – digna de cartão postal, que já, já você chega lá. Fisherman’s Wharf é a Times Square de San Francisco, o burburinho turístico da cidade. Tire foto com os gigantes carangueijos, coma um clam chowder, mas guarde espaço para um gigante sundae de baunilha com hot fudge na Ghirardelli Square de sobremesa. A praca da famosa fábrica de chocolate fica bem pertinho e você pode ver o chocolate ser fabricado enquanto espera o sorvete ser servido. Uma delicia!

Se você continuar a caminhada pelo Embarcadero até o pier 39, pod ever vários leões marinhos na água. Super divertido.

http://www.pier39.com/

Se caminhar para o lado oposto, irá para Crissy Field, um parque/calçadão com vista da Golden Gate bridge que fica no bairro chiquérrimo Marina. As casas de frente para o parque são um escândalo!

Existe uma rua chamada Union Street que é um charme! Cheia de lojinhas, bares e restaurantes. Era a minha rua predileta para andar a toa, sem pressa…

http://www.unionstreetshop.com/

Eu adorava jantar num restaurante asiático chamado Betelnut. Minha mãe quando ia me visitar queria sempre comer o biscoitinho com molho picante que “faz a gente chorar”. O clima é animado, com um ambiente de pouca luz e bastante barulho.

Betelnut Pejiu Wu - Asian Restaurant & Bar

2030 Union Street
San Francisco , CA 94123

(415) 929-8855

Hours:
Mon-Thurs, 11:30 am-11 pm
Fri-Sat, 11:30 am-12 am
Sunday, 11:30 am-11 pm

Também na Embarcadero fica o Ferry Building (foi lá que o Grenfel me pediu em casamento em 2004). O prédio foi renovado recentemente (é de lá que você pega a barca para ir para East Bay) e é cheio de lojinhas, cafés e restaurantes de alto nível, sem falar da vista que é lindíssima. O meu restaurante predileto de San Francisco fica localizado lá e se chama The Slanted Door. É caro e difícil de conseguir vaga, mas vale a pen air lá nem que seja para tomar um drink no bar (o mojito é ótimo!)

http://www.ferrybuildingmarketplace.com/

Outro bairro fofo de San Francisco é Pacific Heights. Caminhe pela Fillmore Street, cheia de lojinhas, cafés e restaurantes.

O MoMa de SF também é um excelente museu e merece uma visita.

O Dolores Park, localizado no bairro latino e alternativo The Mission, é lindo, com um gramado imenso onde as pessoas tomam sol. A arquitetura é linda, e as palmeiras nas ruas também.

No bairro the Haight Ashbury, o famoso bairro hippie, jante no restaurante árabe Kan Zaman. A comida é uma delícia e a noite é super divertida, com dançarinas de dança do ventre e hookas.

Kan Zaman : 1793 Haight Street San Francisco, CA 94117
http://www.kanzamansf.com/index.html

Não deixe de visitar o bairro gay, The Castro. A energia do local é ótima. Se você recentemente viu o filme com Sean Penn Milk, vai gostar mais ainda.

Outside San Francisco

Sausalito
Atravessar a ponte Golden Gate, seja de carro, bicicleta ou a pé, é uma experiência única. Não deixe de dar uma paradinha para tirar fotos. Espero que o dia esteja sem neblina.
Assim que você atravessar a ponte e chegar em Marin County (http://visitmarin.org/index.html), você vai chegar na cidadezinha de Sausalito. A cidade é fofa, cheia de casas lindas e lojinhas pequenas. A vista de SF é maravilhosa. Lá também tem um “hole in the wall” que faz um hamburguer maravilhoso.
http://www.hamburgersausalito.com/

Tiburon
Outra cidadezinha localizada em Marin County, mas que você precisa de carro para chegar é Tiburon. Adorava ir para Tiburon no domingo de manhã para tomar um brunch com vista para a baía no Sam’s Café.
http://www.samscafe.com/

Tenho certeza que a minha lista poderia ser muito mais longa, mas no momento é isso que me veio a cabeça. Aproveite e curta cada segundo da energia gostosa da West Coast.

PS: Sabia que esse blog originalmente se chamava juju loves san francisco?

1 comment:

Robertinha said...

amiga, muito obrigada pelas dicas. Claro que nao deu pra fazer tudo...mas fiz muita coisa dessa sua listinha ai :)
beijo!