Thursday, February 08, 2007

Vida de verdade

Domingo passado fui assistir Volver. Gostei muito, apesar das bizarrices que fazem os filmes do Almodovar ter cara de filme do Almodovar. Penelope Cruz cantando (dublada) foi outro ponto baixo, completamente desnecessario. Mas fora isso, o filme foi excelente. E a sua "latinidade" despertou alguns sentimentos interessantes em mim.

Toda vez que vou ao Brasil tenho a sensacao de estar vivendo uma vida muito mais real do que a que vivo aqui. As ruas sao mais sujas, as pessoas sao mais simples, os rostos possuem marcas do passado. As cores sao mais vivas, a musica eh mais alta e a comida tem mais gosto. Os problemas sao maiores, as alegrias sao mais intensas. Os sorrisos sao mais puros, enquanto as lagrimas sao mais sofridas. No Brasil tudo eh mais verdadeiro. Aqui parece ser um mundo de mentira. As pessoas nao parecem sorrir de verdade, sao sorrisos mecanicos. Tudo eh mais bonito, mas eh uma beleza artificial, o que faz tudo ficar mais feio.

Ver a vila nos arredores de Madrid onde a personagem de Penelope Cruz cresceu me fez lembrar Miracema, cidadezinha no interior do Rio de Janeiro onde meu pai nasceu e foi criado. Ali todos participavam da vida um dos outros, todo mundo eh familia. Isso sim eh vida de verdade. O povo tem sentimento, eh solidario, e nao tem medo de cruzar a famosa linha invisivel e invadir o espaco alheio. No Brasil e na vila de Volver tudo eh permitido em prol de uma vida feliz ou triste, mas uma vida verdadeira.

No comments: